A maior frota de helicópteros no mundo encontram-se em São Paulo e a cada 5 min 4 helicópteros pousam ou decolam nessa cidade.
Para suprir essa demanda existe a necessidade de realizar-se estudo de viabilidade, projeto de heliponto e construção de helipontos na cidade. Exitem no município de São Paulo cerca de 420 aeronaves, segundo dados de 2013, hoje esse número provavelmente é maior, para se ter ideia dessa grandeza, nos EUA a frota de aeronave é de 120, bem menos que São Paulo.
O Projeto de heliponto deve seguir algumas etapas para correta homologação e construção, como segue abaixo:
1º) Estudo de Viabilidade – Visita técnica ao local pretendido para construção do heliponto, visualização de obstáculos, questões sobre obstáculos, tráfego aéreo, vento predominante, localização urbana para o plano de ruído, estudo de proximidades com aeródromos e helipontos, levantamento planialtimétrico.
2º). Elaboração do projeto básico do heliponto com a definição do helicóptero de projeto, sinalização horizontal, especificações de combate a incêndio e respectivos equipamentos, localização da biruta, projeto de balizamento noturno;
3º). Processo de pedido de abertura ao trafego aéreo do heliponto com a Elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Heliponto – PBZPH; Elaboração do Plano de Zoneamento de Ruído e Processo COMAER.
4º). Processo de pedido de autorização de construção ANAC.
5º). Processo de pedido de registro e notificação de término de obra do heliponto no cadastro da ANAC.
6º).Publicação da portaria de funcionamento e NOTAM.
Sobre o Autor