O processo de construção de helipontos contém várias etapas, que devem ser cumpridas para obtenção da autorização de construção, abertura ao tráfego aéreo e homologação do heliponto.
Construção de heliponto, construção para heliponto, projeto de heliponto, projeto para heliponto, heliponto, helipontos, materiais para heliponto, projeto de heliponto, projeto para heliponto, heliporto, helicentro, projeto e construção de heliponto.
O processo de construção é composto pelas seguintes etapas:
Primeira etapa é a análise do local onde se realizará a construção do heliponto, essa é composta por estudo de viabilidade e se necessário levantamento planialtimétrico para levantamento de obstáculos ao redor do heliponto.
Segunda etapa será o recebimento da documentação por parte do proprietário do terreno, análise da documentação, montagem do processo e protocolo na ANAC para pedido de autorização de construção do heliponto.
Terceira etapa, após autorizado a construção começa-se a construção do heliponto.
Quarta etapa, análise da documentação, montagem do processo e protocolo de abertura ao tráfego aéreo, no COMANDO DA AERONÁUTICA.
Quinta etapa, finalização da obra.
Sexta etapa, após recebimento dos ofícios por parte da ANAC e COMANDO DA AERONÁUTICA, inicia-se o processo para cadastramento do heliponto.
Sétima etapa, publicação da portaria e inclusão do heliponto no ROTAER.
O Comando da Aeronáutica define algumas construções de heliponto da seguinte forma:
Área de Estacionamento de construção de helipontos.
Área destinada ao estacionamento de helicópteros, localizada dentro dos limites do heliporto ou heliponto.
Área de Pouso e Decolagem de construção de helipontos
Área do heliponto ou heliporto, com dimensões definidas, onde o helicóptero pousa e decola.
Área de Toque – Construção de helipontos.
Parte da área de pouso e decolagem, com dimensões definidas, na qual é recomendado o toque do helicóptero ao pousar.
Efeito de Solo – Construção de helipontos.
Aumento de sustentação do helicóptero produzido pela reação do deslocamento de ar do rotor quando o aparelho paira ou se desloca com baixa velocidade próximo ao solo ou outras superfícies. O efeito de solo é efetivo até uma altura correspondente a aproximadamente 1/2 (meio) diâmetro do rotor.
Heliponto – Construção de helipontos.
Área homologada ou registrada, ao nível do solo ou elevada. utilizada para pousos e decolagens de helicópteros.
Heliponto Civil – Construção de helipontos.
Heliponto destinado, em princípio, ao uso de helicópteros civis.
Heliponto Elevado – Construção de helipontos.
Heliponto localizado sobre edificações.
Heliponto Militar – Construção de helipontos.
Heliponto destinado ao uso de helicópteros militares.
Heliponto Privado – Construção de helipontos.
Heliponto Civil destinado ao uso de helicópteros de seu proprietário ou de pessoas por ele autorizada, sendo vedada sua utilização em caráter comercial.
Heliponto Público.
Heliponto Civil destinado ao uso de
helicópteros em geral.
Heliportos.
Helipontos Públicos dotados de instalações e facilidades para apoio de helicópteros e de embarque e desembarque de pessoas, tais como:
Pátio de estacionamento, estação de passageiros, locais de abastecimento, equipamentos de manutenção, etc.
Heliportos Elevados
Heliportos localizados sobre edificações.
http://www.esbheliponto.com.br/